segunda-feira, 23 de maio de 2011

Grupo Espaço Zero participa na Reconstrução histórica da "Citânia Viva de Briteiros"

O grupo Espaço Zero foram alguns dos participantes da PASEC, que assumiram o papel de membros de uma antiga tribo castreja de há mais de dois mil anos atrás aproveitando o vasto património arqueológico da Bacia do Ave no que a antigos Castros diz respeito. 
 
 


 
No primeiro dia os participantes receberam formação sobre as antigas tradições castrejas, os ritos, os costumes, a gastronomia e as artes de combate. No segundo dia, já em São Salvador de Briteiros, e com o apoio do Museu de Arte Castreja, o grupo montou acampamento à beira rio e posteriormente realizou dinâmicas de expressão dramática e de conhecimento mútuo. Após o jantar comunitário o grupo realizou uma jornada de exploração e orientação nocturna por equipas organizadas como “Clãs guerreiros”. A noite terminou com um Workshop sobre “Arte Castreja” no Museu de Arte Castreja. No último dia de Campo e integrado na iniciativa Citânea Viva, promovida pela Sociedade Martins Sarmento e Casa do Povo de Briteiros. Os participantes do Campo deram corpo a uma Reconstituição Histórica da Citânea de Briteiros. Tudo começou com um corteja que culminou com várias sequências de batalha e artes de guerra, seguiu-se um Ritual Guerreiro e posteriormente uma cerimónia fúnebre. A noite culminou com encenações teatrais. 
 
 
 
Esta actividade decorreu nos dias 21 e 22 de Maio de 2011 e do nosso grupo participaram 5 elementos. Foi uma grande aventura e uma actividade cheia de novidade para todos... Não só pela reconstrução histórica da citânia, mas também por ter sido a primeira vez que a maioria do nosso grupo acampou :) :) Foram uns dias excelentes que passamos na companhia dos grupos PASEC, principalmente com o grupo Cavaleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário