sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Em todos os campos aprendesse muito...

Este último campo, (Assembleia Europeia Juvenil) foi muito positivo. Adorei este campo por vários motivos, desde as actividades, com a “noite fantasma” ao conhecer pessoas novas, de sítios muito distintos.
Com estes dias passados com estas pessoas, senti-me muito à vontade, na realidade. Naquele ambiente havia de todo um pouco, alegria, simpatia, serenidade e trabalho, mesmo muito trabalho.
Gostei de explorar o tema “exclusão”, ou melhor de ter aprofundado este tema, pois já o tínhamos iniciado na última reunião de grupo.
As pessoas neste tipo de actividades relacionam-se bastante bem, até podia dizer, que nos relacionamos como uma família.
Em todos os campos aprendesse muito, pois abordamos temas diferentes, onde nos colocámos no lugar das pessoas, que sofrem muito mais do que nós todos juntos. Isto ajuda que nós, adolescentes cresçamos, enquanto cidadãos responsáveis.
Tenho adorado, participar em todas estas actividades, pois assim desenvolvo-me intelectualmente e conheço pessoas novas.    

                                                                                                                                    Ana Catarina Gomes 

Se me arrependo de ter entrado para a PASEC? Sem dúvida que não!

A Assembleia Europeia Juvenil sobre a Extrema Exclusão foi a segunda experiência como recente membro da PASEC.
Pensava que não me iria sentir à vontade por não conhecer ninguém, para além do nosso grupo, mas rapidamente mudei de ideias. Assim que chegamos a união dos que estavam presentes era muito notória e, todos eles fizeram com que eu e todos os outros que ainda não conheciam, se sentissem integrados no grupo. Apesar de o tema desta assembleia ser a exclusão, não me senti de maneira nenhuma excluída! É óbvio que as pessoas que lá conheci são muito diferentes umas das outras, mas acho que cada um à sua maneira torna a PASEC um grupo forte!
Em relação às actividades achei que foram muito enriquecedoras, uma vez que é muito importante reflectir sobre este tipo de temas, que afectam o próximo e por vezes nem nos apercebemos. Achei impressionante a capacidade de trabalho que todos demonstraram. Claro, que adorei todos os momentos divertidos que passamos, inclusive a noite fantasma.
Se me arrependo de ter entrado para a PASEC? Sem dúvida que não! Acreditem que valeu a pena ter estado nesta Assembleia! 
                                                                                                                            Rosa Casa Nova 


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Assembleia Europeia Juvenil 2010

O nosso grupo foi um dos muitos grupos que participou na Assembleia Europeia Juvenil - Os Jovens e a Extrema Exclusão. Esta actividade, organizada pela PASEC, decorreu entre os dias 26 e 30 de Dezembro de 2010, na Quinta da Costa, Mouquim, Vila Nova de Famalicão. O nosso grupo esteve representado pela Catarina (coordenadora do grupo), Fábio (sub-coordenador), Rui Cardoso, Rui Ferreira, Rosa (sub-animadora do grupo) e Elisabete (Animadora do grupo).


 Óh pá não sei o que escrever,  foi a primeira vez que fui a um campo, eu gostei mesmo daquilo, foi uma experiencia mesmo boa. O pessoal foi excelente comigo, não conhecia quase ninguem mas fiquei a conhecer quase tudo. A parte que mais gostei foi de ir com a Catarina na mala do carro do Alex :D, estou a brincar gostei muito dessa parte, mas a que gostei mais foi da actividade á noite( fantasmas), Fim. Rui Cardoso

Em breve colocaremos mais fotos :)

Sentirmo-nos excluídos...

Numa das nossas reuniões realizamos uma actividade para percebermos o que sentem as pessoas quando são excluídas...
Aqui fica o testemunho de um dos elementos que realizou a actividade: 
A actividade era que tinha de contar uma anedota e tinha que tentar fazer rir os meus colegas de grupo. Depois disseram-me que tinham recebido ordens na primeira vez em que contei a anedota para não se rirem e á segunda vez já se riram. Com esta actividade aprendi que não devemos excluir ninguém, porque também nos pode acontecer o mesmo e senti-me um pouco triste porque ninguém se tinha rido. Sejam sempre amigos uns dos outros mesmo não sendo todos iguais, porque podemos sempre aprender a fazer novas coisas e a jogar novos jogos.