quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Exclusão Social

O nosso grupo durante o mês de Dezembro de 2010 reflectiu o tema da Exclusão Social. Em grupo, reflectimos o que é a exclusão social, que sentimentos é que as pessoas excluídas sentem, quando é que ja fomos excluidos e quando é que ja excluimos, o que fazer para acabar com a exclusão social, entre outros temas.
 Assim sendo, iremos partilhar aqui algumas das nossas conclusões.
Esta foi a pesquisa que um dos nossos elementos, o Fábio, encontrou sobre exclusão social:

"As exclusões são de uma forma geral, dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. Estes grupos excluídos ou, que sofrem de exclusão social, precisam assim de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e ser aceite pela sociedade que os rodeia.
A pobreza pode, por exemplo, levar a uma situação de exclusão social, no entanto, não é obrigatório que estes dois conceitos estejam intimamente ligados. Um trabalhador de uma classe social baixa, pode ser pobre e estar integrado na sua classe e comunidade. Deste modo, factores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas, não é obrigatório que o sejam."


Sem comentários:

Enviar um comentário